Ilhota

Presidente do PT Ilhota é eleito coordenador do setorial estadual de Direitos Humanos de Santa Catarina

ncontro Setorial Estadual realizado em outubro elegeu um novo Coletivo Estadual e Coordenador que articularão as agendas políticas do Coordenadoria de Direitos Humanos do PT catarinense.

ícone relógio28/12/2021 às 19:47:41- atualizado em  
Presidente do PT Ilhota é eleito coordenador do setorial estadual de Direitos Humanos de Santa Catarina

2021 foi um ano de mobilização da base do Partido, iniciando com o Projeto Nova Primavera e concluindo com os Encontros Setoriais. Em todo país, cerca de 132 mil filiados estivam credenciados para participar dos Encontros Setoriais nos estados, o PT mobilizou a sua direção e militância com a realização de mais de 1.000 atividades, entre plenárias deliberativas e encontros estaduais, sendo que os encontros somaram um total de 428. Esse número é mais do que o dobro dos encontros que foram feitos no ano de 2017. Os dados constam de um balanço elaborado pela Secretaria Nacional de Organização a respeito da realização dos Encontros Setoriais Estaduais, que elegeram suas respectivas coordenações e coletivos.

Em Santa Catarina, pouco menos 5 mil filiados e filiadas se credenciaram para participar dos Encontros nos 17 setoriais que conseguiram organizar a militância que os optaram entre um dos 25 setoriais disponíveis para atuação dos petistas. Das coordenadorias setoriais e secretarias que obtiveram quórum para validar o setorial, cinco deles tiveram disputas e o Setorial Estadual de Direitos Humanos foi um deles.

Mesmo com a uma candidatura em disputa, Ilhota teve uma pequena participação de credenciados nos encontros setoriais, menos de 10 companheiros e companheiras se interessaram em participar das atividades.

Com o objetivo de aprofundar a discussão interna, de acordo com o levantamento, foi realizada alguns colóquios de debates no partido que antecedeu com a realização do encontro com a participação de dirigentes e militantes de todo o estado. Dialison foi o único que disputou e coordenará um Setorial que pertence ao PT Micro Itajaí.

Este encontro irá apontar as prioridades deste setorial para a direção do PT e Dialison estará inteira disposição de todas, todos e todes os companheiros e as companheiras que se dispõem a caminhar nesta estrada, atento a qualquer esclarecimento que seja necessário.

Esta será uma nova fase na vida institucional política do Partido dos Trabalhadores de Ilhota com um dirigente local na política estadual. A primeira vez que ocorreu algum desta natureza, foi com companheiro Carlos Eduardo de Souza quando em 2001 assumiu como Secretário de Juventude do PT. Desta vez, o companheiro Dialison Cleber Vitti, membro ativo da Instância Municipal do PT estará na vanguarda da luta pelos Direitos Humanos. Após ter ouvido diversos lutadores e lutadoras deste nosso extraordinário Partido, assumiu a decisão de contribuir de maneira decisiva na consolidação do Setorial de Direitos Humanos. “Tal decisão se deu na medida em que há uma necessidade precípua de ajudar a organizar a partir das lutas populares, neste momento histórico, um partido militante e de bases”, comentou o novo coordenador do DH PT SC.

Para Dialison, sua tarefa como novo dirigente estadual, após vitória na eleição do Encontro Setorial é fazer compreender a luta por Direitos Humanos como lugar de fala. “Não bastam belas e importantes formulações, sabedores que somos que só quando as massas conseguem se expressar através da luta, é que se muda a conjuntura, colocam as correntes políticas diante de desafios até então impensáveis e impõem reajustamentos estratégicos e táticos a todas elas” declarou o presidente do PT Ilhota. “É no bojo de lutas como as atuais que o PT se impôs como alternativa política. E agora, entre todos os Partidos existentes é o único que pode salvar esta nação. Mesmo porque a disputa pela hegemonia sobre os movimentos sociais tende a se acirrar, portanto faz-se necessário o acolhimento e direção”, concluiu o novo dirigente do PT.

A tarefa de compreensão dos fundamentos dos Direitos Humanos é a garantia da dignidade humana. Todos os seres humanos devem ter reconhecido seu direito a ter direitos. “A luta contra a violência aos que lutam, aos mais pobres, o PT tem que estar na periferia, na quebrada, nas frentes de luta, enfim este setorial tem que contribuir nesta direção. Portanto, escuta ativa, engajamento político e coexistir nas diferenças serão nossas principais tarefas” disse o companheiro Dialison.

Os Direitos Humanos constituem a categoria mais básica de direitos que qualquer ser humano, em qualquer parte do mundo, pode requerer em defesa própria ou de outrem. Não há distinção de classe social, cor, gênero, nacionalidade, religião, orientação sexual ou de qualquer outro tipo que anule os direitos fundamentais de uma pessoa.

O Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras tem como responsabilidade neste momento histórico disputar um programa humanista para o Brasil e para Santa Catarina. “Temos que nuclear este Partido com este debate, este tema tem que estar permanentemente na pauta do PT. Defendo que os direitos econômicos, culturais, sociais e ambientais orientem o funcionamento deste setorial, articulado com as lutas populares”, finalizou o companheiro coordenador.

Os setoriais são importantes instâncias do PT e a sua atuação na sociedade é fundamental, já que cabe a eles organizar a militância petista, elaborar políticas públicas e subsidiar o partido em pautas e interesses específicos de cada setor social que representam.

 

Documentos

Clique neste link e confira os documentos que homologaram o Encontro Setorial e reconheceu a vitória do novo coordenador dos Direitos Humanos do PT Santa Catarina e o vídeo posse de todos coordenadores e de todas as coordenadoras, secretários e secretárias setoriais.

 

PARTIDO DOS TRABALHADORES – PT
Diretório Municipal de Ilhota